Departamento de TaekWonDo

Arte marcial coreana que utiliza 70% dos pés e 30% das mãos em combate, atualmente é esporte olímpico e já tem representação importante no COB.

Resp. Técnico: Mestre Aldren Pacheco Faixa-Preta 4º DAN

 

ESCOLA DE ARTES MARCIAIS ABAIP
Centro de Treinamento da FGMTT

Rua: Salgado Filho 210 - Parada 48 - Centro - Alvorada / RS (próximo a prefeitura)
Taekwondo>  Segundas e Quartas ás 18:00 e 19:00

 

 

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.


Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

Chegada ao Brasil

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Proteção

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Graus de aperfeiçoamento

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.


Regras principais

- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

- Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

Divisão de Idade Máster
 
Com Base nas Divisões Oficiais da CBTKD
Validade para Competição de Gravataí
 
 Máster 1 Idade 31 à 44 anos
 
 Máster 2 Idade 35 à 45 anos
 
 Máster 3 Idade 46 à 55 anos
 
 Máster 4 Idade + de 55 anos
 
 Observação: A Divisão de Peso Máster

 -58 kg
 -68 Kg
 -80 Kg
+80 kg

 

NOTÍCIAS

COPA GRAVATAÍ DE TAEKWONDO

Etapa Estadual – Ranking

Campeonato Estadual de Poomsae   2015

Baixe o Oficio 

 

Todos os direitos reservados © 2017 Federação Gaúcha de MuayThai - FGMTT. Criação & Web TOPWEB Master