Curiosidades

APIDEJ SIT-HIRUN - Apidej Sit-Hirun é considerado uma lenda viva na Tailândia. Campeão por muitas vezes em Lumpinee e Rajadamnern, chegou a ser condecorado pelo Rei da Tailândia. Apidej Sit-Hirun foi um dos maiores lutadores da história da Tailândia, tendo um invejável cartel de quase 400 lutas. Destacado por sua técnica e força, principalmente os chutes. Durante muito tempo Apidej foi temido por seus adversários e adorado pela multidão de apaixonados pelo esporte. Tamanha era a força de seus chutes, que os estalos do encontro deles aos seus adversários podia ser ouvido nas arquibancadas, em bom e alto som, mais do que isso podiam sentir mesmo de longe a imensa força de seus chutes. Tamanha era sua força e agressividade, principalmente em seus chutes que seis de seus adversários morreram em combate contra ele. A primeira vez que Apidej foi notado foi em 13 de junho 1961, quando lutou contra Chom Yontrakit no estádio Lumpinee, em Bangkok.

Em outubro deste mesmo ano Apidej encontrou uma das poucas derrotas em sua carreira, em uma luta contra Adul Sri-sothorn e ficou fora do anel dos grandes lutadores por um curto tempo. Logo foi convidado para uma revanche e em grande estilo voltou a vencer. No dia 5 de fevereiro de 1963 no estádio do Lumpinee, Apidej enfrentou Sompong Chareonmuang, um lutador agressivo jamais derrotado. Apidej quebrou o braço de Sompong quando ele tentou bloquear o chute de Apidej, muitos outros lutadores encontraram a mesma angustia ao enfrentá-lo, não conseguiam achar um meio de bloquear os chutes tão poderosos, tanto de esquerda quanto o de direita. Tão poderosos eram seus chutes que ao chutar as pernas de seus adversários, elas eram quebradas, de tal forma a fazer com que a platéia presente virar o rosto para não verem tamanha cena de dor em seus adversários. 

Muitos estudiosos da época tentaram explicar tamanha força em seus chutes, uns diziam ser proveniente de sua estatura, com mais de 1,85m, outros diziam ser devido a técnica utilizada por Apidej no giro do pé e no encaixe do quadril. 

Mas isso não explica tamanho cartel em sua carreira. Vencendo os melhores lutadores em toda sua época, como: Sor Pinijsak e Dao Praguy. Ninguém até hoje pode copiar seu poderoso chute, nem mesmo seu filho treinado por Apidej. Diz a história que seis de seus adversários foram mortos ao lutarem com Apidej. Vivo ainda hoje, Bangkok possui uma estátua de Apidej em sua homenagem, localizada em frente ao Instituto do Muay Thai.

Hoje ensina no acampamento da Fairtex na Tailândia

Todos os direitos reservados © 2017 Federação Gaúcha de MuayThai - FGMTT. Criação & Web TOPWEB Master